O NUTRIR (Negras e Negros Unidos pelo Trabalho Irmanados na Raça) é um coletivo criado por profissionais das diversas áreas da comunicação, mas que reúne também outras (os) prestadoras (es) de serviços negras e negros dos mais variados ramos.

Somos jornalistas, publicitárias e publicitários, designer gráficos, produtoras (es) e editoras (es) de audiovisuais, fotografas e fotógrafos, redatoras (es), roteiristas, revisoras (es), e outros profissionais relacionadas a comunicação e as diversas mídias.

Somos produtores culturais, operários e operárias, professoras e professores, pedreiros e pedreiras, marceneiras e marceneiros, arquitetas e arquitetos, engenheiras e engenheiros, advogadas e advogados, psicólogas e psicólogos, diaristas, cozinheiras e cozinheiros.

Enfim, somos profissionais negras e negros competentes e que nos unimos para valorizar a forca de trabalho de nossa raça. O nosso princípio está expresso na frase “um sobe e eleva o outro, e todos caminhamos de braços dados”. O nosso lema é: Nós por Nós.

Objetivo

Nosso objetivo é a união das negras e dos negros para ocuparmos o mercado de trabalho de forma colaborativa, estimulando a contratação de nossos serviços e divulgando nossos profissionais e que efetivamente somos pessoas competentes nas diversas áreas.

Temos o compromisso de priorizar parcerias com nossas irmãs e nossos irmãos em projetos profissionais, na indicação e na divulgação de oportunidades de trabalho, bem como na contratação de profissionais para prestação de serviços para nós, e entre nós, com preços justos de mercado.

O NUTRIR também expressa o compromisso das negras e negros que o compõem com as justas e honestas relações de trabalho e com a luta contra as ameaças aos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários de todas trabalhadoras e trabalhadores, independente de raça, gênero, credo e orientação sexual.

Iniciativas

– Criar o associativismo em torno de uma Assessoria de Comunicação e Eventos para oferecer nossos serviços, coletiva ou individualmente, e prospectar clientes para profissionais negros e negras

– Pensar e elaborar projetos que possam agregar profissionalmente negras e negros

– Criar um banco de currículos de profissionais negras e negros e disponibilizá-los em todas as mídias possíveis

– Estimular, entre nós, a contratação de profissionais negras e negros

– Emular a consciência de que somos irmãs e irmãos e formamos uma comunidade e que – tal qual árabes, japoneses, judeus, italianos, alemães, armênios e outras comunidades – podemos nos ajudar mutuamente, inclusive comprando entre si produtos e serviços, estabelecendo ainda uma rede de solidariedade

– Criar oportunidades para que negros ocupem os espaços de poder, seja nas entidades organizadas da sociedade, nos partidos políticos, no Legislativo, no Executivo e no Judiciário