Comunidacadorsx Negrxs Associadxs é o primeiro grupo de profissionais negras e negros a se reunirem a partir da articulação do NUTRIR (Negras e Negros Unidos pelo Trabalho Irmanado na Raça). O coletivo foi criado para valorizar as trabalhadoras e trabalhadores e ajudar na inserção no mercado de trabalho, por meio de iniciativas e projetos colaborativos.

O grupo Comunicadorxs Negrxs Associadxs é a reunião de profissionais da comunicação negras e negros em uma Assessoria de Comunicação e Eventos para oferecer serviços, criar projetos dentro de todas as áreas da comunicação e se ajudarem mutuamente na busca de soluções dos problemas econômicos de cada um.

A criação do CNA aconteceu na noite da última quinta-feira (09.11), na Casa Manga com Leite. Participaram os jornalistas Fausto José, Lecino Ferreira Filho, Ivonne Ferreira e João Negrão. Outros comunicadores, que por razões diversas não puderam comparecer, também estão integrados ao grupo.

Feira de Afroempreendedores

O CNA já tem como primeira atividade a participação na Feira de Afroempreendedores, promovida pela Subsecretaria de Igualdade Racial da SEDESTMIDH (Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos) do Distrito Federal.

Na feira, o Comunicadorxs Negrxs Associadxs apresentará seus serviços de assessoria e consultoria, além de fazer uma cobertura do evento, entrevistando expositores, visitantes e organizadores. Ela acontecerá de 16 a 18 deste mês, no Centro de Economia Solidária, entre a antiga Agência do Trabalhador e o Conjunto Nacional.

A prospecção de clientes, a participação em editais para a assessoria na realização de eventos e a criação de projetos de comunicação já estão na pauta do grupo. Também será criado um banco de currículos de profissionais negras e negros e disponibilizá-los em todas as mídias possíveis. A ideia é agregar comunicadorxs negrxs dispostos a trabalharem de forma colaborativa e solidária, prevalecendo o interesse coletivo

O que é o Nutrir

O NUTRIR (Negras e Negros Unidos pelo Trabalho Irmanados na Raça) é um coletivo criado por profissionais das diversas áreas da comunicação, que reúne também outras (os) prestadoras (es) de serviços negras e negros dos mais variados ramos.

O objetivo é a união das negras e dos negros para ocupar o mercado de trabalho de forma colaborativa, estimulando a contratação dos serviços e divulgando os profissionais e suas iniciativas coletivas.

O compromisso de priorizar parcerias com irmãs e irmãos de raça em projetos profissionais, na indicação e na divulgação de oportunidades de trabalho, bem como na contratação de profissionais para prestação de serviços para nós, e entre nós, com preços justos de mercado.