A “Religiosidade de Matriz Africana e Ameríndia – respeito à fé, defesa da diversidade e contra a violência” será o tema da roda de conversa desta sexta-feira (27), a partir das 19h30, com a participação de representantes de terreiros de entidades de defesa da religiosidade africana e brasileira.

Os conversadores serão: Pai Rodrigo Juremeiro, Ifabunmi Fatumbi, Babalorixá Aurélio de Odé e Kleyson Moreno, presidente da Força Afro Brasil. A mediadora será a professora Jana Almeida.

A roda de conversas desta sexta é uma parceira da Casa Manga com Leite e a Associação Cultural e Educacional Força Afro Brasil. Fundada em 2016, a Força Afro Brasil desenvolve projetos sociais e culturais voltados para os terreiros, centros e templos, bem como para as suas comunidades e os adeptos das religiões de matriz africana. Idealizada por praticantes da umbanda e do candomblé, a organização atua no Distrito Federal e nas cidades do Entorno de Brasília.

A Força Afro Brasil também está trabalhando na conscientização política e prega a união da comunidade afro para atuação inclusive na disputa por cargos em todas as esferas de poder.

Kleyson Moreno, presidente da Força Afro, reafirma a importância da conscientização política dos povos de terreiros. “Essa conscientização tem que ser agora, pois os neopentecostais estão massacrando a gente em todos os segmentos, por possuírem poder político e financeiro, e isso está alavancando certa revolta dentro do seio das religiões de matriz africana”, ressalta.

Para mais informações sobre a organização, eventos, projetos culturais e sociais, acesse o site: http://forcaafrobrasil.org.br/.

Afroempreendedorismo

No sábado (28) será a vez de conversar sobre “A formação acadêmica e profissional do negro e o afroempreendedorismo”. O tema terá com expositores o professor-doutor Richard Santos, da Universidade de Brasília e membro da Nação Hip-Hop; a professora Maria do Carmo Rebouças, doutora em Desenvolvimento e Cooperação Internacional; e o psicanalista João Bosco Borba, presidente da Anceabra (Associação Nacional de Coletivos de Empreendedores Afro-brasileiros).

Após a roda de conversa teremos um momento cultural, com muito samba sob o comando do cantor e violonista baiano Ronan Araújo. Talentoso artista brasileiro, Ronan, 26 anos, acaba de regressar da Europa, onde morou e excursionou por diversos países. Ele terá o auxílio luxuoso do pandeiro de um de seus parceiros de jornada.

Defesa da mulher

Na segunda-feira, dia 30, o tema da conversa será “A violência contra a mulher é a violência contra a família e toda a sociedade”, com a advogada Carla Lins, militante feminista e de direitos humanos; a delegada Jane Klébia, ex-secretária de Estado e militante de defesa do respeito às mulheres; a advogada Andreia Britto, militante dos direitos da mulher; e Dória Freitas, gestora pública, membro do Mulheres em Segurança e do Movimento Acorda Sociedade (MAS).

Reforma tributária

No dia 8 de novembro, uma quarta-feira, a Casa Manga com Leite receberá o professor e diplomata Rômulo Neves e o economista Aldemário Araújo para a roda de conversa sobre “Reforma Tributária, Emprego e Desenvolvimento Econômico”.

Segundo Rômulo Neves, a reforma tributária é um assunto que parece interessar apenas aos gestores públicos. “Mas não. Imposto, contribuições e tributos em geral são de interesse direto do cidadão, pois são eles que devem assegurar os recursos para financiar as políticas públicas de saúde, educação, segurança, bem-estar social e desenvolvimento econômico que garantirá emprego e renda”, afirma.

Outras

Outras rodas de conversas estão na programação. Vamos conversar ainda sobre “LGBT, política de gênero e reflexos sociais”, “Cem anos de Revolução Russa – o papel da mulher na construção da sociedade soviética” e “Mídia Digital – guerrilha contra o monopólio da grande mídia”.

A Casa Manga com Leite fica na Rua Espírito Santo, Casa 9, Acampamento Rabelo, Vila Planalto. Contatos: 61 985430376 e 3327.0162.